5 FORMAS DE MANTER SUA MEMÓRIA AFIADA

September 11, 2018

A maneira como você vive, o que você come e bebe e como você trata seu corpo afetam sua memória, bem como sua saúde física e seu bem-estar. Aqui estão cinco coisas que você pode fazer todos os dias para manter a mente e o corpo afiados.


Gerencie seu estresse: As constantes tensões diárias, como pressões de prazo ou discussões mesquinhas, podem certamente distraí-lo e afetar sua capacidade de se concentrar e de se lembrar das coisas. Respiração profunda, meditação, yôga e uma abordagem “consciente” da vida podem ajudar.


Tenha uma boa noite de sono: As pessoas que não dormem bem à noite tendem a ser mais esquecidas do que as que dormem profundamente. Uma boa noite de sono é essencial para consolidar memórias. Infelizmente, muitos medicamentos usados para tratar a insônia também podem prejudicar a memória e a função cerebral geral. É por isso que é melhor tentar melhorar seus hábitos de sono primeiro e recorrer à medicação somente se essas etapas não ajudarem.


Se você fuma, largue o cigarro: Mais fácil dizer do que fazer, com certeza, mas se você precisar de motivação adicional, saiba que os fumantes têm um grau maior de perda de memória relacionada à idade e outros problemas de memória do que os não fumantes.


Se você consome bebidas alcoólicas, faça isso moderadamente: Beber muito álcool aumenta o risco de perda de memória e demência. Pessoas com alcoolismo têm dificuldade em realizar tarefas de memória de curto prazo, como memorizar listas.


Proteja seu cérebro de ferimentos: O traumatismo cranioencefálico é uma das principais causas de perda de memória e aumenta o risco de desenvolver demência. Sempre use o equipamento apropriado durante atividades de alta velocidade e esportes de contato. Use cintos de segurança ao andar em veículos motorizados.

 

Fonte: Harvard Medical School

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