ANSIEDADE: O QUE É? O QUE FAZER?

November 13, 2018

Embora os sintomas de ansiedade variem muito, as chances são boas de que em algum momento você tenha experimentado sinais ocasionais de estresse físico e emocional, como a respiração em pânico, o coração batendo forte no peito, problemas para dormir, sentimentos de pavor ou até ondas de preocupação. Isso é normal.

 

Por si só, a ansiedade não é um problema. Ele ancora a resposta biológica protetora ao perigo que estimula os batimentos cardíacos e a respiração, bombeando sangue oxigenado para os músculos enquanto o corpo se prepara para lutar ou fugir. Um bocado de ansiedade saudável pode persuadi-lo a chegar ao trabalho na hora certa, forçá-lo a estudar muito para um exame ou desencorajá-lo a andar sozinho pelas ruas escuras.

 

"Experimentar a ansiedade é normal", diz o Dr. Gene Beresin, diretor executivo do Clay Center for Healthy Young Minds no Massachusetts General Hospital. “Uma certa dose de ansiedade pode até ser útil. O problema é que às vezes os sistemas subjacentes às nossas respostas de ansiedade ficam desregulados, de modo que reagimos exageradamente ou reagimos às situações erradas”.

 

O QUE É UM TRANSTORNO DE ANSIEDADE?

 

A gravidade dos sintomas e a capacidade de uma pessoa de lidar com os problemas separam as preocupações diárias ou momentos de ansiedade dos distúrbios de ansiedade. Pesquisas nacionais estimam que quase um em cada cinco americanos com mais de 18 anos e um em cada três adolescentes entre 13 e 18 anos tiveram um distúrbio de ansiedade durante o ano passado.

 

Se a ansiedade é persistente, excessiva ou rotineiramente desencadeada por situações que não são uma ameaça real, informe o seu médico, que pode discutir as opções de tratamento ou encaminhá-lo para um profissional de saúde mental experiente.

 

QUE TIPO DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE VOCÊ TEM?

 

Tal como acontece com todos os problemas de saúde, um diagnóstico preciso é essencial. Alguns distúrbios de ansiedade comuns incluem:

 

  • Transtorno de ansiedade generalizada: um padrão de preocupação excessiva com uma variedade de problemas na maioria dos dias, por pelo menos seis meses, muitas vezes acompanhada por sintomas físicos, como tensão muscular, um coração palpitando ou tontura.

  • Transtorno de ansiedade social: sentimento de ansiedade significativa em situações sociais ou quando chamado a se apresentar na frente de outros, tal como falar em público.

  • Fobias: um determinado animal, inseto, objeto ou situação causa ansiedade substancial.

  • Transtorno do pânico: os ataques de pânico são episódios súbitos e intensos de medo palpitante, falta de ar e pavor.

 

OS CUSTOS DA ANSIEDADE

 

Ansiedade constante impõe um preço à saúde. Por exemplo, a ansiedade aumenta os níveis de cortisol – o hormônio do estresse –, elevando a pressão arterial, o que contribui ao longo do tempo para problemas cardíacos, derrame, doença renal e disfunção sexual. Um estudo da Lancet de 2017 usando imagens cerebrais mediu a atividade em uma área chamada amígdala, que processa respostas ao perigo em frações de segundo e codifica memórias de eventos assustadores.

 

Os pesquisadores especularam que uma maior atividade na amígdala correlacionou-se, possivelmente, com maior risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, por desencadear a produção do sistema imunológico de células brancas extras para combater as ameaças percebidas. Em pessoas que lutam com estresse emocional, isso pode levar à inflamação e formação de placas que causam ataques cardíacos e derrames.

 

A qualidade de vida também sofre. Pensamentos inconvenientes, pavor de ataques de pânico, intensa autoconsciência e medo de rejeição, e outras marcas de distúrbios de ansiedade obrigam as pessoas a evitar situações que provocam ansiedade. Isso interfere nos relacionamentos, no trabalho, na escola e nas atividades, à medida que as pessoas se isolam, recusam oportunidades e renunciam a possíveis alegrias na vida.

 

EXISTEM TRATAMENTOS EFICAZES PARA A ANSIEDADE

 

O tratamento é adaptado ao diagnóstico. Opções efetivas incluem:

 

  • Mudanças no estilo de vida, como evitar cafeína, fazer exercícios regularmente e evitar medicamentos ou substâncias que possam causar sintomas de ansiedade.

  • Abordagens mente-corpo, como respiração profunda, meditação, mindfulness e técnicas para aliviar a tensão muscular e promover a calma.

  • Psicoterapia, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapia de exposição. A TCC ensina as pessoas a desafiarem e reformularem o pensamento ansioso distorcido ou inútil, porque os pensamentos influenciam sentimentos e ações. A terapia de exposição ajuda as pessoas a tolerar e acalmar a ansiedade, expondo gradualmente uma pessoa a situações temidas ou a objetos, sob orientação de um terapeuta.

  • Medicamentos, como medicamentos de rápida atuação chamados benzodiazepínicos, que são tomados quando necessário, quando a ansiedade aumenta. Doses baixas de alguns antidepressivos, particularmente inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs), ajudam a aliviar a ansiedade quando tomadas diariamente.

 

Muitas vezes, uma combinação de abordagens é melhor. Aliviar a ansiedade com medicamentos durante o uso da TCC ou terapia de exposição para fortalecer as habilidades de enfrentamento e ajudar a treinar o cérebro pode fazer muito para tornar a ansiedade controlável.

 

Fonte: Harvard Medical School

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