MOVIMENTE-SE PARA COMBATER O SEDENTARISMO

October 24, 2018

 

Quanto mais velhos ficamos, maior a probabilidade de cairmos em um estilo de vida sedentário. De fato, estima-se que 67% dos idosos relatam ficar sentados por mais de oito horas por dia, e apenas 28% a 34% dos adultos entre 65 e 74 anos são fisicamente ativos, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

 

OS PERIGOS DE UM ESTILO DE VIDA SEDENTÁRIO

 

Uma vida sedentária pode afetar sua saúde de maneiras que você pode não perceber. Por exemplo, sentar-se prolongadamente, como passar horas assistindo televisão, pode aumentar sua chance de desenvolver trombose venosa (coágulos sanguíneos potencialmente fatais que se formam nas veias profundas das pernas), de acordo com um estudo com mais de 15.000 pessoas.

 

Na verdade, as pessoas que mais assistiam à televisão tinham um risco 70% maior de sofrer de trombose venosa do que aquelas que nunca ou raramente assistiam à TV. Por outro lado, intensificar movimentos extras durante o dia pode ter um grande impacto. Por exemplo, simplesmente ficar mais de pé pode ajudá-lo a perder peso e mantê-lo, de acordo com uma revisão publicada no European Journal of Preventive Cardiology.


As atividades diárias que incorporam mais caminhada também podem aumentar os músculos das pernas, o que pode ajudá-lo a viver mais. Pesquisadores descobriram que a perda de força e massa muscular nas pernas está associada a velocidades de caminhada mais lentas entre os idosos. Velocidades mais lentas estão associadas a uma taxa de sobrevivência de 10 anos mais baixa para pessoas após os 75 anos de idade.

 

MANEIRAS SIMPLES DE SE MOVIMENTAR MAIS A CADA DIA


Uma maneira de combater os riscos à saúde de um estilo de vida sedentário é trabalhar pequenos exercícios em sua rotina diária. Mesmo que você não esteja suando ou sentindo que está trabalhando duro, ainda está movendo os braços e as pernas, estimulando os músculos e trabalhando as articulações.


Concentre-se em adicionar apenas 30 minutos de atividade extra ao seu dia, três dias por semana. Você pode dividi-lo em segmentos menores também, como 10 minutos pela manhã, à tarde e à noite. O que você pode fazer durante esse tempo?

 

 

AQUI ESTÃO ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA AJUDÁ-LO(A) A SE MOVIMENTAR MAIS A CADA DIA:

 

  • Caminhe por cinco minutos a cada duas horas.

  • Levante-se e caminhe ao redor ou marche no lugar durante os comerciais de TV.

  • Faça algumas séries de levantamento do calcanhar quando você está em pé. (Experimente enquanto escova os dentes ou faz o café da manhã, por exemplo.)

  • Fique sempre em pé ou ande por aí quando estiver ao telefone.

  • Faça uma ou duas séries de flexões contra a bancada da cozinha. Seu peso corporal é sempre uma boa maneira de fortalecer os músculos.

  • Use latas de alimentos como halteres e faça de 10 a 20 repetições de bíceps.

  • Realize até 10 repetições de exercícios de “levanta e senta”, em que você se levanta de uma cadeira sem usar os braços e depois se senta novamente para completar uma repetição.

 

Além disso, procure oportunidades para fazer movimentos extras durante tarefas regulares. Por exemplo, separe alguns pratos sujos para lavar com as mãos (isso trabalha as mãos e os dedos). Lave seu carro em vez de usar o lava-rápido, estacione mais longe do supermercado (ou melhor ainda, caminhe até a loja e transporte as compras para casa, se possível), varra e esfregue mais o chão, e faça trabalhos simples de jardinagem como capina e plantio de vasos.

 

Há muita coisa que você pode fazer para ser mais ativo. O exercício nem sempre tem que ser intenso para ser eficaz, e há muitas oportunidades em sua vida diária para realizar movimentos extras. Você só precisa efetivamente fazer isso.

 

Fonte: Harvard Medical School

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

USO DE MEDICAMENTOS X DOAÇÃO DE SANGUE

April 22, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags