FAQ

Dúvidas sobre Doação de Sangue e a COVID-19

1

Tive contato com pessoa diagnosticada com a COVID - 19, mas ainda não tive sintomas da doença, posso doar sangue?

Se esse contato com casos diagnosticados ou suspeitos da COVID – 19 ocorreu nos últimos 30 dias, você está impedido de doar sangue durante 14 dias a contar do último contato com a pessoa.
2

O Corona Vírus pode ser transmitido via transfusão de sangue?

Até o momento não há evidências de que o vírus seja transmitido por transfusão de. Mesmo assim foram adotadas ações preventivas por todos os bancos de sangue do Brasil a título de precaução.
3

Qual o prazo para doação de sangue após ter sido infectado pelo Corona Vírus?

O período de inaptidão para doação de sangue é de 30 dias (a contar da completa recuperação do indivíduo) se o candidato tiver diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecção pelo vírus.
4

Retornei recentemente de viagem internacional, posso doar sangue?

Independentemente do país que você visitou, estará impedido de doar sangue pelo período de 30 dias após o retorno ao Brasil.
5

Por que após doar sangue devo comunicar algum sinal e sintoma de doença?

É necessário que o doador comunique ao banco de sangue o aparecimento de qualquer sinal ou sintoma de processo infeccioso, tais como febre, diarreia, coriza, tosse etc, no período de 14 dias após a doação, pois muito provavelmente o vírus causador da doença já estava em seu organismo, havendo chance de transmissão pela transfusão.
6

Durante a coleta de sangue para doação existe risco de contaminação pelo Corona Vírus?

O processo de coleta de sangue em si não representa risco de contaminação por nenhum tipo de vírus, pois respeita as normas de segurança em saúde.
7

Na doação de sangue são realizados testes para detecção do Corona Vírus?

Não. Os testes realizados no sangue doado referem-se àquelas doenças comprovadamente passíveis de transmissão por transfusão de sangue, o que não se aplica à atual pandemia da COVID – 19.
Os exames realizados em banco de sangue não têm a finalidade de diagnosticar doenças. Têm por objetivo selecionar o sangue do ponto de vista de sua adequação e segurança para transfusão em pacientes.
8

Em período de isolamento social, qual o risco de contaminação pelo Corona Vírus se eu for ao banco de sangue para uma doação?

O banco de sangue da Vita Hemoterapia atende a um público supostamente saudável - o doador de sangue. O cumprimento de rigorosos padrões de qualidade e segurança no atendimento em saúde, e o rigoroso respeito às normas sanitárias vigentes são um dos preceitos da nossa instituição.
9

Se eu doar sangue posso ter uma baixa de imunidade e estar mais sujeito a contaminação pelo Corona Vírus?

Não. A doação não tem efeito negativo no estado imunológico do doador, nem qualquer outro maleficio para seu organismo.
10

Qual a importância de doar sangue nesse momento de pandemia da COVID-19?

Uma enorme variedade de doenças (cânceres, leucemias, anemias etc) e outras condições médicas (transplantes, cirurgias, atendimento de urgências e emergências etc) muitas vezes dependem, para o seu sucesso, da transfusão de sangue. Portanto, nesse período de quarentena, torna-se ainda mais importante o gesto da doação de sangue para evitarmos a falta de um bem tão fundamental à manutenção da vida.
11

Doar sangue engorda ou emagrece?

Essa informação é um mito. A doação de sangue não interfere no peso do doador, por isso ao doar sangue você não engorda nem emagrece.
12

Doar sangue engrossa ou afina o sangue?

Não engrossa nem afina o sangue, é apenas um mito.
13

Doar sangue vicia?

A doação de sangue não está relacionada a nenhuma dependência e sim a um gesto solidário ao próximo.
14

É preciso ter algum documento de identidade?

Para efetuar uma doação o candidato deve apresentar um documento original com foto, expedido por um órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.
15

Fiz tatuagem há um ano, posso doar?

Para realizar uma doação é necessário aguardar um período de 12 meses após realizar uma tatuagem ou maquiagem definitiva, devido o alto risco de infecção desses procedimentos.
16

Há algum substituto para o sangue?

Infelizmente não há nenhum substituto do sangue que contenha as mesmas propriedades e funções.
17

O que é sangue universal?

Todas as pessoas têm características diferentes e por isso, quando necessitam de transfusão de sangue, é necessário realizar exames pré - transfusionais independente do grupo sanguíneo do doador e do receptor. O tipo O- é considerado doador universal, e o AB+ receptor universal.
18

O que é feito com o sangue que doamos?

Após a coleta, a bolsa coletada é fracionada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorológica são descartadas. Uma única unidade doada pode beneficiar até três pacientes.
19

O que é sangue raro?

É um sangue com característica específica, de baixa frequência na população e algumas vezes, pode ser uma característica familiar.
20

Tomei vacina para Hepatite B. Posso doar sangue?

A vacinação para Hepatite B impede a doação por 48 horas.
21

Tomei vacina para Gripe. Posso doar sangue?

A vacinação para Gripe impede a doação por 48 horas.
22

Tomei vacina para Sarampo. Posso doar sangue?

A vacinação para Sarampo impede a doação por 4 semanas.
23

A mulher pode doar sangue no período menstrual?

A menstruação não impede a doação, desde que a doadora apresente hemoglobina acima de 12,5 ou hematócrito acima de 38%. Em caso de hipermenorréia (abundância de fluxo menstrual) deverá ser avaliado pelo médico.
24

Doar sangue doí?

A doação é como retirar sangue para fazer algum exame. O doador irá sentir apenas a picada da agulha que é inevitável, mas o sistema de retirada do sangue é indolor.
25

Como vou saber se estou anêmica antes de realizar uma doação de sangue?

O candidato à doação é atendido por um profissional do Serviço de Hemoterapia, que realiza um teste rápido para verificar se o doador está ou não anêmico. A VITA Hemoterapia possui um equipamento analítico não invasivo, que corresponde a um processo totalmente indolor para a realização desse teste.
26

O uso de medicamento pode impedir alguém de doar?

Cada medicamento é avaliado individualmente, uma vez que a indicação quanto ao próprio tratamento pode influenciar de forma negativa para o doador e receptor, por esse motivo alguns medicamentos podem impedir uma doação.
27

Quanto tempo dura a doação?

O processo da doação, considerando todas as etapas (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva em média 50 minutos.
28

Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado?

Dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não tenha comprometido a saúde.
29

Quem está fazendo regime para emagrecer ou dieta pode doar sangue?

Dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não tenha comprometido a saúde.
30

Quem estiver fazendo tratamento homeopático pode doar sangue?

Não há impedimentos para realizar uma doação de sangue quando se faz um tratamento homeopático. Porém cada medicamento será avaliado individualmente e em conjunto, sempre que possa apresentar alguma correlação com a doação de sangue.
31

Quem estiver fazendo tratamento com algum antibiótico pode doar sangue?

Em linhas gerais, para infecções simples e sem complicações, o doador deve aguardar 14 dias após a última dose do antibiótico e o desaparecimento dos sintomas para efetuar uma doação de sangue. Infecções mais graves como pneumonia, meningite, entre outras, podem necessitar de um tempo maior para liberação do candidato à doação.
32

Quem estiver fazendo tratamento com algum anti-inflamatório pode doar sangue?

É muito importante informar o nome do anti-inflamatório que está tomando, pois o uso de anti-inflamatórios exclui a preparação de plaquetas para a doação e podem causar impedimentos por 3 dias ou mais.
33

Quem tomou analgésico pode doar sangue?

Medicamentos como analgésicos não impedem uma doação, mas é muito importante que no dia da doação o doador esteja passando bem e sem dores.
34

Quem estiver fazendo tratamento com algum anti-inflamatório pode doar sangue?

É muito importante informar o nome do anti-inflamatório que está tomando, pois o uso de anti-inflamatórios exclui a preparação de plaquetas para a doação e podem causar impedimentos por 3 dias ou mais.
35

Grávidas podem doar sangue?

A gestação é motivo de inaptidão temporária. Mulheres só podem efetuar a doação 12 meses após o parto ou aborto.
36

É necessário estar em jejum para doar sangue?

Para efetuar uma doação, o doador não pode estar em jejum. O ideal é que ele esteja alimentado e descansado. Porém, vale ressaltar que é necessário aguardar um período de 3 horas após o almoço para poder doar, devido ao almoço ser uma refeição mais pesada e aumentar consideravelmente o índice de gordura no sangue.
37

Quem está gripado pode doar sangue?

Diante do cenário da pandemia do COVID-19, o doador que apresentar qualquer sinal ou sintoma de gripe ficará inapto por 15 dias.
38

Quem testou positivo para o COVID-19 pode doar sangue?

A pessoa que testar positivo ao COVID-19 deve aguardar 30 dias, após a data do exame, para poder efetuar uma doação.
39

Quem tem doença na tireoide pode doar sangue?

Se a pessoa tiver HIPERTIREOIDISMO ou HIPOTIREOIDISMO DE HASHIMOTO (autoimune), é considerada inapta definitiva. Porém se for o HIPOTIREOIDISMO comum não há impedimento para efetuar uma doação.
Localização

Onde estamos

Rua Juiz de Fora, 941, Barro Preto
Belo Horizonte, MG, CEP 30180-065
Horário de

Funcionamento

Segunda a Sexta-feira: 07:30 – 16:00h
Sábado - 08:00 – 13:00

Contato

(31) 3335.6600

Segunda a Sexta-feira: 07:30 – 16:00h
Sábado - 08:00 – 13:00